quarta-feira, 21 de outubro de 2009

OBA! FINALMENTE NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO!!!

Clube do Afeto deu a LUZ no dia 19 de setembro de 2009.
Nesse primeiro encontro apresentamos o projeto, trocamos dúvidas e certezas, palavras e abraços. Uma apresentação criativa e não verbal dos participantes, aqueceu a sala de risos e surpresas. Comida saudável: a descoberta! Dinâmicas integrativas: medos e ousadias felizes! Foi um grupo acolhedor que ousou entrar nessa proposta afetiva.
Juntos, compartilhamos nossas experiências e emoções sobre o tema das relações e das afetividades.

E o que é AFETO para você?
O que mais você sente falta nas relações ?
Reflita sobre essas perguntas, agora mesmo...largue o mouse e se dê alguns segundos de intimidade, para pensar em si mesmo(a) e em suas relações.
Inspire, sinta... Faça seu comentário...se desejar. 
É MUITO IMPORTANTE para todos nós, estar presente - no aqui e agora - e compartilhar nossas emoções e pensamentos saudáveis!



O COMPARTILHAR. Segue abaixo os pensamentos e emoções desse primeiro encontro:
a. O que é afeto para você?
É: afinidade; a relação com o mundo, e com as pessoas; emoção; solidariedade; carinho; envolvimento; simpatia e empatia; é um sentimento que contagia; compreensão; atenção para com o outro; dar chance de conhecer o outro; construção; toque; sinceridade; afetar o outro ou ser afetado pelo outro; uma troca de afinidades; a natureza.
“Falta palavras”; “Somos afetados pela família, religião... e depois passamos esse afeto p amigos e pessoas queridas”; “’É um estado de paz”; “O afeto que você recebeu, você repassa”; “Sinto que é tudo o que nos cerca”.
b. O que você sente falta nos relacionamentos?
Falta : interação; comunhão; ouvir; toque; afeto; amor; espontaneidade das emoções; prioridade nas relações; comunicação; companheirismo; confiança; amor próprio; auto respeito; oportunidade para conhecer o outro;
“Amar a si mesmo para depois saber amar ao próximo”; “Trabalhos como esse”; “Isso não é levado como prioridade para a vida hoje em dia”.

Acreditamos no resgate do simples, do natural e do saudável!


Agradeço ao meu grupo de apoio e amigos - Nobélia, Vilma, Marcelo e Nil - e a todos os participantes, pela experiência  única e terna. 
Grato aos novos DESBRAVADORES e até o próximo encontro!

3 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com essa turma do barulho!!
    Abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Afeto... ele pode aparecer de várias formas, basta você querer e necessitar dele. Afeto é ser presente e atento. Ser sensivel consigo mesmo e com os outros.

    ResponderExcluir
  3. Secreto Amigo...

    Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
    Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
    A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade, e eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
    Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...
    A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
    Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
    Mas porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.
    Eles não iriam acreditar! Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
    Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
    E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
    Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
    Se todos eles morrerem, eu desabo!
    Por isso é que sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.

    E me envergonho porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar.
    Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
    Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

    Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...

    Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

    ResponderExcluir